Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Pelo menos 40 profissionais do sector da Saúde foram processados disciplinarmente, no ano passado, na província de Manica, por várias infracções, seis dos quais foram expulsos, sete demitidos, três multados, e 17 advertidos verbalmente e por escrito.

Outros processos foram arquivados por insuficiência de provas, segundo a AIM.

A informação foi revelada, ontem, na abertura do 46º Conselho Coordenador da direcção provincial da Saúde que decorre no distrito de Gondola, em Manica, até sexta-feira.

O director provincial da Saúde de Manica, Firmino Jaqueta, afirmou que o roubo de medicamentos do Sistema Nacional da Saúde e mau atendimento são as principais infracções cometidas pelos profissionais do sector.

“Quando falamos de mau atendimento não podemos pensar apenas em mortes. Temos situações em que o profissional, no lugar de colocar gesso, administrar injecção ao paciente, e no lugar de injecção faz outro tipo de tratamento. Isso também é mau atendimento”, disse.
Acrescentou que “se o profissional criar danos ou lesar o doente, havendo provas, são tomadas medidas para desencorajar essas práticas”.

Por seu turno, o até então governador de Manica, Alberto Mondlane, exigiu, na ocasião, mais profissionalismo, desafiando os profissionais da Saúde a distanciarem-se de práticas que atentam contra a boa imagem do sector. “O nosso apelo é que continuem a ser bons profissionais. Deixar de fora todas as práticas que vão contra a boa imagem do sector da Saúde. Recomendamos que durante os três dias debatam, com profundeza, todos os aspectos que concorram para o bem da instituição, por forma a melhorar-se, cada vez mais, os cuidados prestados ao doente”, afirmou Mondlane.

O encontro, que junta directores distritais, parceiros e outros intervenientes do sector da Saúde em Manica, decorre sob o lema “Fortalecendo os Cuidados de Saúde Primários para Mais e Melhores Serviços”.

Sábados

CLICKADAS

...

OS problemas, enquanto vivos, sempre estarão presentes. Obviamente ...

TEMA DE ...

SEMPRE que se pensa em ir à busca de um serviço ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction