Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 379

A Universidade Lúrio (UniLúrio) está a trabalhar em escolas secundárias de cinco distritos da província de Nampula na implementação do seu programa de extensão universitária.
Pelo quarto ano consecutivo, a actividade é destinada aos estudantes finalistas de escolas secundárias e, na presente edição, os distritos escolhidos foram Mogovolas, Meconta, Malema, Rapale e Mogincual.

O director da Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio, em Nampula, Celso Belo, disse, em entrevista  à AIM, que o objectivo da actividade é dotar os estudantes finalistas de informações que os ajudem a decidir que área escolher para a sua formação superior. “Basicamente, levamos a conhecer os nossos cursos aos estudantes dessas escolas, pois notámos que muitos desconhecem as oportunidades que existem”, afirmou.

Segundo a fonte, essas ocasiões servem também para providenciar assistência sanitária às comunidades ao redor das escolas secundárias visadas.

“Temos aproveitado para acoplar assistência sanitária com programas de rastreio em saúde oral e visual, o que tem tido boa aceitação nas comunidades e isso ajuda as pessoas a entenderem os nossos propósitos”, assegurou.

Entretanto, a UniLúrio organiza entre os dias 10 e 12 do corrente mês, na cidade de Nampula, o quarto curso de capacitação de humanização em saúde.

Belo explicou que o mesmo tem a chancela de parceiros da Grã-Bretanha e é oferecido a estudantes e profissionais já no activo. “Este ano temos cem vagas disponíveis e o nosso interesse é contribuir para um atendimento que responda às necessidades físicas, espirituais e emocionais do doente”.

Esta instituição do ensino superior dispõe de três pólos, nomeadamente em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, onde está localizada a sede.