Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A esposa do governador de Tete, Joana Auade, considera ainda preocupante o índice de prevalência de uniões prematuras na província, embora haja registo de redução de casos deste fenómeno.

A esposa do governador falava ontem, no distrito de Mágoè, no final da primeira conferência religiosa distrital, evento que reuniu governantes distritais, líderes religiosos e comunitários, entre outros convidados.

“Há uma redução sim. Estamos a envidar esforços para a sua contenção, mas não estamos satisfeitos, porque ainda ocorrem uniões prematuras. Este assunto é muito preocupante, porque as raparigas estão a interromper os seus estudos para cuidar de lares, serem mães de forma precoce”, afirmou a esposa do governador Paulo Auade.

Argumentando, ela disse que o fenómeno é preocupante, porque trava o desenvolvimento, pois “as raparigas que deveriam continuar a estudar para o bem deste país estão a ser casadas cedo”.

Louvou a iniciativa do Governo distrital de Mágoè, que juntou várias camadas sociais para promover o debate sobre casamentos prematuros e abuso sexual de menores, incentivando que esse gesto deve ser multiplicado para que este fenómeno reduza cada vez mais na província de Tete.

“Por isso chamamos a atenção de todos para o seu envolvimento no combate a este mal social. Os próprios líderes comunitários e religiosos jogam um papel muito importante na educação moral para que a sociedade saiba que este mal deve ser eliminado para o bem de todos”, sublinhou, segundo a AIM.

Joana Auade acredita que os debates havidos na conferência poderão contribuir significativamente na redução ou contenção de casamentos prematuros na província.

“Estamos satisfeitos quando ouvimos os próprios líderes comunitários a dizerem que assumem este fenómeno como um problema sério que precisa do envolvimento de todos para a sua erradicação”, acrescentou.

A poligamia, registo das igrejas, artes nocivas à pesca e raiva foram outros temas também debatidos na primeira conferência religiosa distrital, em Mágoè.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction