Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O ParqueIndustrial de Beluluane, na província de Maputo, terá mais e melhor qualidade de energia eléctrica, na sequência de um projecto de robustecimento e modernização da rede local de transmissão e distribuição.

Trata-se de uma iniciativa financiada pelo governo da Alemanha e que consiste na construção de uma subestação na zona de Mahoche e reabilitação da existente no parque industrial.

No âmbito do projecto, está prevista a conexão entre as duas subestações, além da reabilitação de toda a rede de distribuição agora existente, incluindo a substituição dos transformadores, de acordo com uma nota da Electricidade de Moçambique.

Para o efeito, a empresa pública de electricidade acaba de lançar um concurso de empreitada, convidando construtores interessados em executar as obras.

O acordo de financiamento, em regime de donativo, foi assinado em Julho do ano passado.

A iniciativa vai beneficiar, além do Parque Industrial e Comercial de Beluluane, mais de cinco mil famílias das zonas próximas, com destaque para as de Mavoco.  

No final, Beluluane terá uma carga calculada em 200 Megawatts, o que vai impulsionar a implantação de mais indústrias, segundo garantias avançadas na ocasião. 

Mateus Magala, presidente do Conselho de Administração da EDM, disse que com a entrada em funcionamento da subestação serão abertas mais empresas que vão gerar emprego e receitas para o Estado.

Magala explicou que a melhoria da energia em Beluluane foi colocada como prioridade pelo facto de a zona ser um Parque Industrial e acolher projectos de empresas cuja materialização carece de corrente eléctrica fiável.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction