Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) havia matriculado,  até 30 de Novembro, em todo o país, um total de 746.838 crianças, o equivalente a 48,7 por cento, contra 1.534.540 novos ingressos previstos para a primeira classe.

Segundo Manuel Simbine, porta-voz do MINEDH, a fraca adesão ao processo de matrículas para novos ingressos para a primeira classe deve-se a um provável descuido por parte dos pais.

Alega que os pais e encarregados de educação deixam de regularizar a situação de seus educandos a tempo para os últimos dias, apontando, como outra causa, a provável falta de informação sobre o processo de inscrição.

 “Nesse sentido, o MINEDH está a fazer um trabalho de sensibilização junto das comunidades sobre a inscrição de crianças com idade escolar.

A matrícula de novos ingressos para a primeira classe começou no dia 01 de Outubro e termina no próximo 31 do corrente mês.

Simbine avaliou positivamente o processo de exames da 10ª e 12ª classes, realizados de 26 a 28 de Novembro, referentes à primeira época.

Relativamente à provável fraude propalada pelas redes sociais, Simbine disse que até ao momento não existem evidências claras de que tenha se consumado a referida fraude, porque, segundo ele, o MINEDH também só acompanhou através dos mesmos meios de comunicação.

Neste momento existe uma equipa de inspecção que está a trabalhar no caso para o seu esclarecimento, garantindo que se for provado que houve fraude, o assunto merecerá o devido tratamento, segundo preconiza a lei.

Informou que os resultados da primeira época devem ser divulgados até amanhã dia 07, para dar lugar à realização de exames da segunda época, que deverão decorrer de 10 a 12 do corrente mês.

Respondendo à questão levantada em relação à divulgação dos resultados, enquanto decorre a investigação sobre a suposta fraude, disse que são dois processos que correm em separado.

“Mesmo depois de divulgados os resultados, se for provado que houve fraude os infractores serão penalizados severamente, para que a lei seja respeitada” – alertou.

SAMUEL UAMUSSE

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction