Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Arrancou ontem no país a Prova de Vida, processo que este ano vai abranger mais de 75 mil pensionistas inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em todas as províncias do país.

Deste universo, 29.300 são pensionistas por velhice, 1.391 por invalidez e cerca de 44.500 por sobrevivência, que até dia 02 de Abril próximo deverão provar a sua existência.

Estes dados foram avançados ontem  pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, durante a cerimónia de lançamento da Prova de Vida, evento que se realizou na província de Maputo.

Segundo Mazoio, para criar fiabilidade de dados sobre os pensionistas inscritos no INSS, o Governo criou o registo biométrico, que visa eliminar pensionistas falsos, evitando assim o pagamento indevidos a pessoas fora do sistema de segurança social.

“Antes, tudo era manual e num monte de papéis acrescentar nome e esse nome não ser reparado por ninguém era muito fácil. Agora o sistema é informático; exige presença física para prova de vida. Então, as possibilidades de fraude são extremamente limitadas', disse Mazoio, citado pela Rádio Moçambique (RM).

“Não posso dizer que estão eliminadas, completamente, mas as possibilidades que existiam antes de uma fraude e as possibilidades que existem agora, há uma diferença, extremamente grande. Agora posso afirmar com toda a certeza que todos os pensionistas que temos no INSS são reais”, acrescentou

Para a cobertura integral dos pensionistas visados, o PCA do INSS disse que foram criadas brigadas móveis em todas as províncias do país, como forma de permitir o registo dos que não conseguem locomover-se aos postos fixos de Prova.

“Se um pensionista tem dificuldade de locomoção por motivo de doença ou invalidez, um familiar contacta o INSS, faz-se um programa de visitas para os pensionistas e a brigada provincial sai e vai à casa do pensionista fazer a Prova de Vida. Essa é uma das grandes vantagens que temos vindo a fazer”, explicou.

A Prova de Vida é um processo, que visa, essencialmente, comprovar a existência física do pensionista, seja de velhice, invalidez, bem como de sobrevivência, de modo a manter o direito à prestação social do Estado.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction