A Administração Nacional de Estradas (ANE), em Nampula, está satisfeita com o progresso das obras de asfaltagem da estrada nacional 104 (EN104), que liga a capital provincial ao município de Angoche.

Em entrevista à AIM, o delegado provincial da ANE, Agostinho Notece, disse que as obras de asfaltagem no troço Nampula-Nametil, de 70.6 quilómetros, foram executadas em 25 por cento.

“Está a correr tudo dentro do previsto. Temos agora 17 quilómetros já asfaltados e, das cinco pontes existentes neste troço, uma está na fase conclusiva, outra na de betonagem e uma terceira nas fundações, enquanto todos os aquedutos estão prontos”, explicou.

Notece acredita que o prazo de entrega desta estrada será cumprido.

“Esta semana concluímos a entrega das compensações aos proprietários dos terrenos e benfeitorias por onde a estrada passou”, revelou.

A fonte assegurou estar para breve o início das obras na área urbana do traçado da EN104 que abrange a zona do bairro Muahivire-Expansão.

“É depois da ponte sobre o rio Muhala, considerado quilómetro zero, até ao quilómetro 3,5 onde ficará a bifurcação para Nametil e Corrane. Há a conduta de abastecimento de água do FIPAG (Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água) e os postes de energia que têm que ser deslocados”, afirmou.

As obras do troço Nampula-Nametil tiveram o seu início a 15 de Janeiro do ano passado, com um custo de 41.5 milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Exim Bank da Coreia do Sul e deverão estar concluídas em Junho de 2020.

No outro extremo da província, as obras de asfaltagem dos 114 quilómetros, dos 364 da estrada nacional número 13 (EN13), ligando Nampula a Cuamba, no Niassa, estão em vias de ser retomadas.

O delegado da ANE revelou que o contrato com o anterior empreiteiro foi rompido, por mau desempenho, pois, entre outros, as obras duravam desde Março de 2012 e o prazo de entrega, Março de 2015, foi largamente ultrapassado.

“A ANE rescindiu o contrato com a anterior construtora e, neste momento, o novo empreiteiro está a fazer manutenção das zonas onde houve algum trabalho e a colocar o seu equipamento”, disse.

A fonte adiantou que, no conjunto, faltam asfaltar 41 quilómetros, 21 do lado de Nampula e 20 do lado de Cuamba. O novo prazo para entrega desta obra é Junho de 2019.

O valor revisto das obras de asfaltagem do troço Malema-Cuamba, na estrada nacional número 13, é de cerca de 2.5 bilhões de meticais, equivalente a 41.3 milhões de dólares norte-americanos).

(AIM)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction