Um juiz do tribunal de Macomia, em Cabo Delgado, confirmou, na sexta-feira, a detenção do jornalista  Amade Abubacar, anunciou fonte de uma das instituições de defesa da liberdade de imprensa que contesta o processo.

Fonte do Comité para a Proteção de Jornalistas (CPJ), organização independente, anunciou a decisão na Internet, acrescentando que há esforços a decorrer para o conseguir libertar sob caução.

Amade Abubacar, jornalista da rádio comunitária Nacedje e colaborador do portal Zitamar News, foi detido a 05 de Janeiro na vila de Macomia, quando fotografava famílias, que abandonavam a região com receio de ataques armados.

Ficou detido numa base militar em Mueda e na segunda-feira foi transferido para um comando da polícia, para depois ser ouvido por um juiz, sendo acusado de "instigação pública com recurso a meios informáticos", disse fonte oficial.

Organizações da sociedade civil, entidades ligadas à liberdade de imprensa, nacionais e estrangeiras, têm exigido a libertação de Amade Abubacar, considerando que se trata de uma detenção ilegal e uma intimidação à liberdade de imprensa.

Em declarações feitas na sexta-feira, a investigadora da Human Rights Watch (HRW) Zenaida Machado considerou "inaceitável" que um jornalista seja preso pela polícia e entregue aos militares "que o mantiveram escondido durante 12 dias" sem qualquer explicação.

"Os serviços de segurança violaram a Constituição da República e os direitos básicos do cidadão, que foi preso sem qualquer mandado judicial", enquanto fotografava populares, acrescentou.

Já na quinta-feira, o Conselho Superior da Comunicação Social de Moçambique (CSCS) tinha exigido a libertação de Amade Abubacar, repudiando as posturas da polícia e forças militares.

Este é o segundo caso de detenções de jornalistas na província de Cabo Delgado nos últimos dois meses.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction