O distrito de Chifunde em Tete está nos últimos anos a registar aumentos de casos de doenças não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes e asma, diagnosticados nas unidades sanitárias distribuídas um pouco por todo o distrito.

Aquele distrito diagnosticou nas suas unidades sanitárias, durante o ano passado, 159 novos casos de infecção de tuberculose em todas as formas, situação que deixa as autoridades governamentais locais apreensivas devido, à evolução contínua da propagação da doença.

A directora distrital da Saúde, Mulher e Acção Social de Chifunde, Julieta Maingue, considerou, há dias, ao nosso jornal, que as doenças não transmissíveis, constituem um problema emergente de Saúde Pública, devido às mudanças de estilo de vida da população.

‘’A taxa de despiste e notificação desta categoria de doenças foi reduzida, embora houve um aumento do diagnóstico de casos de Hipertensão arterial, Diabetes e Asma’’- apontou Julieta Maingue

Outro problema de saúde pública, que ainda constitui uma preocupação das autoridades sanitárias, é o desenvolvimento de casos de tuberculose.

 ‘’Estamos, igualmente, a imprimir uma outra dinâmica. É a necessidade de consolidação na integração entre os programas de Tuberculose e Hiv-Sida’’- indicou a nossa fonte.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction