A Autoridade Tributária (AT) lançou ontem, na vila fronteiriça de Ressano Garcia, província de Maputo, a “Operação Páscoa 2019”, a ter lugar em todo o território nacional, para facilitar a movimentação de pessoas e bens durante o período pascal.
O director-geral-adjunto das Alfândegas, Ambrósio Urbale, falando no acto do seu lançamento, disse que no decurso da mesma, que se prolonga até 30 de Abril corrente, as fronteiras funcionarão de forma ininterrupta durante 24 horas.
Segundo explicou, no decurso da operação, especial atenção estará virada para a zona sul, concretamente para as fronteiras de Ressano-Garcia e Ponta de Ouro, que tem registado maior fluxo de utentes, destacando-se para esta última a abertura da ponte Maputo/Catembe e respectiva estrada. 
“O posto fronteiriço de Ressano Garcia é que tem registado maior fluxo de pessoas e bens a nível nacional. A título de exemplo, no período de Páscoa de 2018, este ponto de travessia registou o movimento de 115 580 viajantes e 21 083 viaturas e para a presente época a previsão é de atender 120 mil transeuntes e 25 mil viaturas”, disse.
A fonte sublinhou que em Moçambique já se tornou tradição, em momentos de grande demanda dos serviços nas zonas fronteiriças, a organização de missões conjuntas para dar melhor resposta à facilitação da circulação de pessoas e bens, com profissionalismo, rapidez e sem burocratismo.  
Assim, segundo Urbale, em resposta à previsão de um acentuado fluxo de pessoas e bens pelo posto fronteiriço de Ressano-Garcia foram preparadas centenas de agentes de diversos ramos da Polícia da República de Moçambique (PRM), das Alfândegas, Serviço Nacional de Migração (SENAMI), Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) e membros do Conselho Comunitário de Segurança, entre outras entidades.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction