O governo da província de Manica vai abrir, ainda no presente ano, 71 novas fontes de água e reabilitar outras 100, para melhorar o abastecimento deste precioso líquido, sobretudo nas zonas rurais.

No mesmo período, será concluída a construção de seis sistemas de abastecimento de água, nos distritos de Gôndola, Vanduzi, Báruè, Manica e Guro, onde está, igualmente, prevista a reabilitação de outros sistemas considerados obsoletos. A reabilitação poderá acontecer na zona de Dacata, no distrito de Mossurize, e Mungari (Guro).

Com a abertura de novas fontes e melhoramento do sistema, prevê-se que a taxa de cobertura de abastecimento de água potável incremente, passando dos actuais 608.700 consumidores para 703.119 até finais deste ano, representando um aumento na ordem de 7.52 porcento.

A informação foi tornada pública ontem, em Chimoio, pelo governador da província de Manica, Manuel Rodrigues, no encerramento da IX sessão ordinária da Assembleia Provincial (AP), que teve a duração de três dias.

Na sessão, foram abordados vários temas relacionados com o desenvolvimento da província. Manuel Rodrigues disse que, para além de melhorar a rede de abastecimento de água com abertura de novas fontes, consta no cronograma de actividades do governo o estabelecimento de 1.500 novas ligações domiciliárias na zona urbana.

“Nas vilas e cidades, onde, já temos água, serão feitas novas ligações para bairros onde a população não tem o precioso líquido. Queremos que mais pessoas tenham água. É uma iniciativa, que acreditamos, vai ajudar, sobremaneira, na saúde da população. Muitos problemas, que temos nas comunidades também são causados pelo consumo de água imprópria”, afirmou Rodrigues.

O governador não avançou números relativos à orçamentação para implementação desta actividade, mas assegurou estarem criadas todas condições para prover mais água à população com apoio de parceiros.

“Contamos com apoio de alguns parceiros, que trabalham connosco nesta área. Os resultados estão a ser animadores. Como se pode testemunhar, em algumas zonas, onde não havia água. Hoje, a população têm fontes e deixou de percorrer longas distâncias à procura do precioso líquido. Portanto, é um trabalho, que vai prosseguir até conseguirmos cobrir mais zonas”, afirmou Manuel Rodrigues.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction