A Associação dos Naturais, Amigos e Simpatizantes de Cabo Delgado lançou ontem em Maputo, um movimento solidário, que visa angariar ajuda para as vítimas do ciclone “Kenneth”, que em Abril fustigou as províncias de Cabo Delgado e Nampulam, no norte de Moçambique.

Designado “Cabo Delgado Chama por Nós”, o movimento tem 30 dias para angariar ajuda nas pessoas de boa vontade, sejam moçambicanos, estrangeiros, instituições privadas ou de outra índole.

O acto de lançamento foi dirigido pelo presidente da agremiação, Mateus Katupha, testemunhado por outros membros.

Falando em conferência de imprensa convocada para anunciar o lançamento, Katupha explicou que a campanha deverá concentrar-se em buscar ajuda para habitação, saúde, educação, incluindo a produção agrícola, provisão de água potável através de aquisição de purificadores de água, angariação de materiais de construção, tais como chapas de zinco, cimento, barrotes e pregos, bem como alimentos de primeira necessidade, tendas, redes mosquiteiras, catanas e sementes.

Katupha, que, igualmente, é deputado da Assembleia da República (AR), o parlamento do país, apontou ainda a angariação de material escolar para as crianças vítimas da catástrofe.
Revelou que a Associação já recebeu um contentor de 20 pés cheio de bolachas energéticas.

O “Kenneth” causou pelo menos 41 óbitos, deixou 38 mil famílias em condições difíceis, e 20 mil pessoas tiveram que ser abrigadas nos centros de acolhimento. O mesmo ciclone destruiu cinco pontes.

Últimos dados apontam, que Cabo Delgado regista um total cumulativo de 137 casos de cólera, nos distritos de Metuge, Mecúfi e cidade de Pemba.

“É uma campanha, que busca também contribuir, através de actividades de sensibilização e educação ambiental, para uma recuperação de vida com qualidade superior, mais sustentável e mais resiliente aos fenómenos naturais”, disse Katupha.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction