O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) interpelou, em Abril último, 254 cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular, dos quais 102 foram repatriados e os restantes 152 regularizaram a sua permanência em Moçambique.

Este número representa uma redução em 16 porcento, pois, em igual período de 2018, foram interpelados 297 cidadãos estrangeiros em situação irregular no país.

Os dados foram partilhados pelo porta-voz do SENAMI, Armando Sitóe, durante uma conferência de imprensa havida, ontem, em Maputo.

As províncias com mais registo de cidadãos estrangeiros em situação irregular foram Manica, com 115 cidadãos, seguido de Niassa, com 44, e de Sofala, com um total de 22 cidadãos.

“Em termos de nacionalidades em situação migratória irregular, destaque vai para a malawiana, com 120, correspondente a 47 porcento, a chinesa, com 30 cidadãos, 12 porcento, e bengali 23 cidadãos, equivalente a nove porcento”, explicou.

A falta de meios de subsistência, a permanência ilegal no país, bem como a imigração clandestina foram as principais infracções cometidas pelos cidadãos estrangeiros.

Ainda no mesmo período, o SENAMI registou um aumento migratório de cidadãos estrangeiros, que cruzaram as fronteiras nacionais, em cerca de três porcento, quando comparado com o igual período de 2018.

“Passaram pelas fronteiras nacionais 293.410 cidadãos estrangeiros, contra 284.888 de igual período do ano de 2018”, disse.

A fonte esclareceu que a principal causa do aumento do movimento migratório de cidadãos estrangeiros durante o mês de Abril teve a ver com as festividades da Páscoa, sendo que as nacionalidades mais destacadas foram a zimbabweana, malawiana e sul-africana.

Sitóe apelou a todos os cidadãos estrangeiros, que pretendem entrar no país, para exercer actividade profissional, por conta do Estado ou de outrem, a solicitarem o visto de trabalho nas missões diplomáticas moçambicanas.

“A solicitação de qualquer documento ou serviço da competência do SENAMI deve ser feita pelo próprio requerente e não deve ser confiada a terceiros”, aconselhou.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction