Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

OS desastres naturais são um problema que não se circunscreve apenas a um único Estado, sendo por isso necessário criar estratégias conjuntas entre os países vizinhos para reduzir o seu impacto.  Leia mais

Comments

A TCT, Indústria Florestal (TCT-IF) está a recuperar madeira preciosa de diversas espécies e com valor para exportação, abandonada por operadores furtivos que têm vindo a destruir vastas áreas de floresta com abates ilegais. Leia mais

Comments

FORMAR estudantes com base nas necessidades do mercado, ou competências, é um método que está a revolucionar o ensino técnico-profissional no país, sobretudo na relação entre os formados e o mercado de trabalho. Leia mais

Comments

Quandochegam as férias ou fins-de-semana prolongados e dá vontade de viajar para espairecer, por vezes surgem dúvidas sobre onde ir, onde se acomodar, que actividades a realizar, entre outras questões. Leia mais

Comments

O Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pesca, Henriques Bongece, disse que o país precisa de quadros de nível superior para responder aos desafios que se impõem na área marítima, sobretudo na segurança.

O governante falava ontem, em Maputo, durante a abertura oficial do curso de mestrado em segurança marítima no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI).

“Sendo o mar uma área nova precisamos de potenciar quadros de nível superior que possam responder aos desafios que se impõem e onde a questão da segurança, por todas razões, ocupa lugar de destaque”, afirmou, citado pela AIM.

Bongece disse que o executivo deu um passo importante ao promover a exploração sustentável do mar e seus recursos e ao elaborar e aprovar a política e estratégia do mar.

“O Governo de Moçambique deu um passo importante tendente à promoção de uma exploração sustentável do mar e seus recursos vivos e não vivos, ao elaborar e aprovar a política e estratégia do mar”, referiu.

Reconhecendo a importância estratégica do mar e os benefícios que pode trazer à economia nacional, o Governo moçambicano criou, em Janeiro de 2015, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca, com a missão de promover uma governação para um desenvolvimento sustentável e seguro.

Por seu turno, o Vice-Reitor do ISRI, José Magode, disse ter sido pela localização do país, nomeadamente, longa área costeira, que a instituição, em parceria com a Universidade de Valparaíso, do Chile, lançou o mestrado em segurança marítima.

“Este ano, assumindo a localização do nosso país, com uma linha costeira que se estende no sentido Norte-Sul, por cerca de 2515 km, o ISRI, em parceria com a pontifícia Universidade de Valparaíso do Chile, lançou o seu mestrado em segurança marítima ”, frisou.

Magode disse que o curso é de grande importância para Moçambique, tendo em conta vários factores, incluindo a ocorrência de inúmeros recursos valiosos, cuja exploração deve ser na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável.

Comments

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction