Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O ESTUDANTE moçambicano Canira Juma conquistou a segunda posição na Olimpíada Internacional de Projectos de Computação (INFOMATRIX), realizado recentemente em Bucareste, na Roménia.

No certame, participavam mais de mil estudantes de 46 países, que apresentaram 595 projectos. A competição reúne os melhores alunos de Tecnologia de Informação (IT) do mundo. Para além de promover a excelência profissional, o concurso serve para impulsionar o diálogo e a cooperação intercultural através do envolvimento de discentes e professores de todo o mundo.

Canira Cuma, da Birlik International School, venceu na categoria de Arte Digital, com um trabalho artístico que utiliza a tecnologia como parte essencial do processo criativo, e participou com a curta-metragem “O Menino Zangado”, que desenhou usando o Blender 3, um programa de computador de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interactivas tridimensionais (3D).

O vencedor contou que o filme de animação narra a história de um menino que, para controlar os nervos, era, durante o momento do nervosismo, obrigado pelo progenitor a pregar uma moldura de madeira, até que finalmente aprendeu a dominar estes sentimentos.

A ambição de Canira Juma é levar o seu projecto para as salas de cinema e mostrar a sociedade como fazer a produção de obras de artes usando a tecnologia como base.

Para a realização do seu trabalho, indicou o estudante, contou com o apoio dos pais, que o motivaram e garantiram as passagens para a Roménia, onde se realizou a olimpíada. “Agradeço a todos que acreditaram em mim e tornaram o filme possível”, disse.

O estudante galardoado explicou ainda que o prémio significa a valorização do seu esforço. A medalha, acrescenta, é motivação para continuar a trabalhar para a concretização dos seus sonhos e a vitória pode abrir espaço para ganhar uma bolsa de estudo numa universidade estrangeira.

O INFOMATRIX é organizado pela Lumina Educational Institutions Foundation, criada em 2001. Trata-se de uma entidade que apoia estudantes com desempenho acima da média por meio de seus programas de bolsas de estudos, que beneficia, maioritariamente, vencedores da Olimpíada Internacional de Projectos de Computação.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction