Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A HUAWEI Technologies Mozambique, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações vai instalar, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), uma academia denominada Haina, para formar e treinar quadros em tecnologias de telecomunicações.

O projecto é coberto por um memorando de entendimento assinado quinta-feira (11), entre a Huawei e a UEM, através dos seus representantes, nomeadamente ShauShin, director Geral da firma e o reitor Orlando Quilambo, respectivamente.

O acordo visa promover, efectivamente, a formação superior de quadros no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação; a concessão de oportunidades de aperfeiçoamento técnico-prático a profissionais da HUAWEI, na UEM e vice-versa

Consta também na lista deste memorando a realização conjunta de estudos sobre o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação; investigação, extensão universitária; a promoção combinada de soluções de governação baseadas nas TIC e a melhoria de ensino, aprendizagem e iniciativas de educação digital.

Orlando Quilambo, Reitor da UEM disse momentos após a assinatura do memorando que a Universidade Eduardo Mondlane, no seu Plano Estratégico 2018-2028, no eixo da cooperação, apresenta como um dos desafios, o fortalecimento da cooperação nacional, regional e internacional, e a maximização e aproveitamento do potencial das redes de parcerias, como meio para intervir activamente nas grandes questões locais, nacionais, regionais e internacionais relacionadas com a inovação e a transferência de conhecimentos.

Referiu que o estabelecimento da academia HAINA na Universidade Eduardo Mondlane vai permitir o treinamento de estudantes, docentes e investigadores e da sociedade no geral, em tecnologias de informação e comunicação relevantes no contexto actual da evolução rápida tecnológica, contribuindo para o reforço da ligação entre academia e o sector privado através de uma formação de curta duração que oferece certificação reconhecida ao nível mundial associada às qualificações adequadas para o mercado actual da área das telecomunicações e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

“Este memorando de academia HAINA e UEM vai operacionalizar os desafios plasmados no seu plano Estratégico, no Eixo de Extensão e inovação Universitária, tendo em conta que vai promover a ligação da universidade com a indústria, diminuindo de certa forma, a distância entre a academia e o mercado de trabalho por meio de cursos de curta duração, com contributo directo na aquisição de conhecimentos adicionais e relevantes para os futuros graduados da UEM e de outras universidades”-disse.

Informou que com o acordo de implementação da Academia HAINA, a UEM compromete-se promover a inovação baseada na investigação e na parceria com o sector produtivo, como forma de promover o desenvolvimento do país alicerçado nas mais modernas abordagens de utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação através de iniciativas concretas, contribuindo também para a melhoria das actividades internas da UEM, através da colocação no mercado, dos graduados com competências que respondem às necessidades do mercado laboral.

Por seu turno, o embaixador da República Popular da cChina em Moçambique, SuJin disse na ocasião que Huwai entrou no país em 2001 e é actual maior fornecedor do equipamento e serviços às empresas operadoras de telecomunicações em Moçambique.

Explicou que no âmbito de cooperação entre China e Moçambique, Huawei já executou no país algumas obras de telecomunicações nas zonas rurais. Formou e capacitou especialistas e técnicos que trabalham nas áreas de telecomunicações.

A Huawei é uma empresa chinesa de tecnologia fundada em 1987, na província de Guangdong, entre os produtos mais populares da fabricante estão os celulares, tablets e notebooks. A empresa está espalhada em quase todo o mundo e é a primeira produtora dos equipamentos de telecomunicações no mercado internacional e a terceira produtora de aparelhos celulares.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction