Moçambique pode receber até 50 milhões de dólares em troca da redução de emissões de dióxido de carbono provenientes da desmatação da Zambézia, de acordo com o Banco Mundial.

Moçambique e a República Democrática do Congo (RDCongo) tornaram-se nos primeiros de 19 países a assinar estes contratos de pagamento, financiados através do Fundo de Carbono do Mecanismo de Parceria para o Carbono Florestal (FCPF), gerido pelo Banco Mundial, indica a instituição num comunicado divulgado na terça-feira no seu site.

Moçambique assinou o contrato a 01 de Fevereiro, desbloqueando uma verba que pode chegar aos 50 milhões de dólares, em função dos resultados. A RDCongo, que aderiu ao programa no final do ano passado, pode receber até 55 milhões de dólares. Ambos os países têm recursos florestais significativos.

Cerca de 43% do território de Moçambique está coberto de florestas (34 milhões de hectares) que têm sido seriamente degradadas nos últimos anos.

O Programa de Gestão Integrada de Paisagem da Zambézia será a primeira instituição do país a implementar o “pagamento por resultados”, que prevê a redução de 10 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono até 2024.

O acordo prevê reduzir a desmatação e a degradação de florestas, melhorando ao mesmo tempo as condições de vida das comunidades rurais em nove distritos da província da Zambézia, com oportunidades económicas associadas a uma utilização da terra mais inteligente, em termos climáticos e conservação da biodiversidade e ecossistemas.

A RDCongo, que possui a segunda maior floresta tropical do mundo, enfrentou uma perda superior a 300 mil hectares entre 2010 e 2015 e tem estado a trabalhar com o Banco Mundial e outros parceiros no desenvolvimento do Programa de Redução de Emissões Mai-Ndombe.

Neste âmbito, foram já definidos mais de 13 000 hectares de “exclusões” florestais (áreas proibidas ao pasto) e plantados cerca de 4000 hectares de acácia.

Os outros 17 países envolvidos no Fundo de Carbono FCPF deverão assinar programas semelhantes, que se prolongam até 2024, durante o próximo ano.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction