FAZERchegar a Internet a mais pontos do país e reduzir os custos de utilização são alguns dos principais desafios com que o Governo se debate na provisão deste serviço ao cidadão.

 

 

A informação foi partilhada pela directora geral do Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Ludmila Maguni, que falava ao “Notícias” por ocasião do Dia Mundial da Internet, que hoje se assinala.

 

 

Ludmila Maguni disse que, não obstante o facto de o Governo estar a disponibilizar Internet nas escolas e a construir praças digitais nas capitais províncias, este serviço ainda constitui um luxo para a maioria dos cidadãos. 

 

 

A interlocutora afirmou haver necessidade de se estudar mecanismos para torná-la mais barata e acessível, uma vez que vivemos numa sociedade em rápida transformação e cada vez mais dependente das tecnologias.      

 

 

A fonte chamou atenção para o facto de apesar de a Internet ser um meio de extrema importância, devido aos seus múltiplos usos, em diferentes sectores, ser necessário investir na segurança cibernética para fazer face a eventuais ataques informáticos, burlas, roubo de dados, entre outros males.  

 

 

Referiu ser também fundamental preservar a identidade das crianças no espaço digital, pois este é muitas vezes usado para divulgar pornografia infantil e conteúdos impróprios.    

 

 

O Dia Mundial da Internet, também conhecido como Dia Mundialdas Telecomunicações e da Sociedade de Informação, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Janeiro de 2006 e visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.  

 

 

De acordo com o siteodnet.com.br, aInternet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, tendo como objectivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

 

 

O seu advento originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras actividades quotidianas.

 

 

Frequentemente, a Internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na Internet não serem verdadeiros ou de não se encontrar, devidamente, atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica no espaço cibernético.  

 

 

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction