A conferência internacional “Crescendo Azul” é uma resposta do Governo ao desafio lançado pelas Nações Unidas, para a necessidade de os países se unirem face a questões relacionadas com a protecção do Planeta, através do uso e gestão sustentável dos recursos naturais, incluindo o oceano.

A informação foi partilhada esta semana, em Maputo, por Narci Nuro de Premegi, secretário permanente do Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, na abertura da reunião de capacitação de jornalistas, no âmbito deste evento a ter lugar próxima semana, na capital do país.

Na ocasião, Nuro de Premegi afirmou que o país é vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, erosão costeira, lixo marinho, em particular o plástico, pesca ilegal, entre outros males, que afectam, negativamente, o oceano.

“Estando num mundo globalizado, nenhuma acção isolada para reverter esta situação pode resultar plenamente. A concertação entre os Estados é a chave-mestra para o êxito nesta luta”, disse.

Referiu que Moçambique, em alinhamento com as recomendações das Nações Unidas e os compromissos assumidos, tem estado a envidar esforços para que a exploração sustentável e compartilhada do oceano seja uma realidade no país e na região.

Anoto que como país com responsabilidades acrescidas na gestão do mar e do oceano, o Governo decidiu partilhar a sua experiência com outras nações, através desta plataforma, que vai juntar cerca de 600 participantes, entre nacionais e estrangeiros, organizações internacionais e parceiros de cooperação.

“Falar da economia azul é falar de um conceito emergente no mundo. De um conceito, fundamentalmente, virado para o futuro”, declarou.

O interlocutor afirmou que, tratando-se de um fórum, que será, essencialmente, dominado pela investigação científica, tecnológica e inovação, pretende-se que estes elementos sejam aplicados no domínio da economia azul sustentável e que se tornem uma alavanca para o desenvolvimento do país. 

A conferência internacional “Crescendo Azul” irá decorrer entre os dias 23 e 24 deste mês sob o lema “Exploração sustentável e compartilhada do oceano”.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction