Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » APELA ADRIANO MALEIANE: Apertar o cerco contra corrupção

APELA ADRIANO MALEIANE: Apertar o cerco contra corrupção

Por admin-sn
1,1K Visualizações

CENTO e oitenta processos disciplinares foram instaurados em diversas instituições públicas no primeiro semestre deste ano, na sequência da luta que se trava contra a corrupção. Alguns desses processos culminaram com expulsões, demissões e multas.

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, que presidiu sábado, em Vilankulo, Inhambane, as cerimónias centrais da celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, indicou que o fenómeno está presente em todas as latitudes e se manifesta de diversas formas, envolvendo, em certos casos, entidades públicas e privadas, o que compromete  políticas públicas, bem como o desenvolvimento económico e social do país.

Maleiane disse que o lema deste ano, “Unindo o Mundo contra à Corrupção”, interpela todos para a necessidade de conjuntamente encontrarmos soluções inovadoras visando à prevenção e combate a este mal.

Para o efeito, segundo indicou, as acções têm de garantir a transparência, respeito à

legalidade, assim como observar rigorosamente os princípios de honestidade, probidade, isenção e imparcialidade nas actividades do dia-a-dia.

“Com esta abordagem, pretendemos continuar a melhorar a prestação de serviços públicos e reforçar a integridade dos servidores públicos e da sociedade, em geral. Para o cumprimento deste desiderato, o nosso país tem vindo a aprimorar a legislação e a materializar várias outras acções”, sublinhou.

Adriano Maleiane salientou que este quadro legal, por si só, não é suficiente para prevenir e combater a corrupção de forma eficaz, havendo, por isso, a necessidade de assegurar a sua efectiva e rigorosa aplicação a todos os níveis e segmentos da sociedade.

“Todos nós, Governo, funcionários públicos…Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia