Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » HCM conta com unidade de tratamento de doenças da mama

HCM conta com unidade de tratamento de doenças da mama

Por admin-sn
296 Visualizações

O Hospital Central de Maputo (HCM) conta desde ontem com uma unidade especializada para o tratamento de pacientes com patologias que afectam a mama.

Segundo director-geral daquela unidade sanitária, Mouzinho Saide, serão também atendidos pacientes com outras patologias que acometem a glândula mamária, como a mastalgia (dor mamária), nódulos benignos, cistos, fluxo papilar (saída de líquido pelos mamilos), mastite (inflamação da mama) e pequenos procedimentos como biopsias e ecografias.

“O objectivo é tornar o diagnóstico e tratamento mais céleres, uma vez que todas as especialidades que envolvem os cuidados necessários estarão concentradas no mesmo local, ao contrário do que acontecia antes, em que cada especialidade envolvida, trabalhava em compartimento diferente”, referiu Mouzinho Saide.
Espera-se que a nova unidade venha atender em média, 20 pacientes por dia.

Dados da maior unidade hospitalar do país indicam que só no ano passado foram diagnosticados no HCM um total de 141 casos de cancro da mama, dos quais três em homens e até Outubro as estatísticas hospitalares apontavam 137 novos casos, sendo que destes, quatro são homens.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia