Sábado, 13 Julho, 2024
Início » Vinte e dois óbitos no HCM

Vinte e dois óbitos no HCM

Por Issa Likwembe
928 Visualizações

VINTE e duas pessoas morreram, no Hospital Central de Maputo (HCM), durante a quadra festiva, segundo dados avançados ontem, no contexto do balanço do movimento dos serviços de urgência. Deste número, dezassete deram entrada por doença e cinco por trauma.

Entretanto, a unidade sanitária considera que, de modo geral, tanto no Natal como na transição do ano, o ambiente foi calmo, se comparado com o ano passado. “As duas festas foram muito calmas, com poucos casos de trauma se comparado com o ano passado, o que reflecte a sensibilização feita junto às comunidades para o controlo de ânimos”, afirmou Justino Madeira, médico-chefe do serviço de urgências.

Madeira fez, igualmente, um balanço positivo sobre a disponibilidade de sangue, apontando que os 492 pedidos feitos foram satisfeitos, sem registo de défice. O atendimento, segundo referiu, foi normal a avaliar pelo número de entradas, pessoal médico e material disponível. “Os doentes eram atendidos de imediato. Costumamos ter um reforço a nível do pessoal e material. Nos serviços de urgência havia em média de 11 médicos”, frisou.

De referir que durante as festas de Natal e fim-de-ano, procuraram por cuidados de saúde no HCM um total de 3941 pessoas, 2290 dos quais no Banco de Socorros.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia