Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » Doença estranha mata mais de 900 bovinos

Doença estranha mata mais de 900 bovinos

Por Issa Likwembe
304 Visualizações

UMA doença estranha e desconhecida pelos criadores e autoridades veterinárias, na província de Manica, matou, em Dezembro último, mais de 900 cabeças de gado bovino, nos distritos de Manica, Sussundenga e Báruè.

Os criadores estão preocupados e esperam uma resposta urgente por parte da investigação e das autoridades veterinárias para evitar novas perdas.

Fernando Cupenha, um dos criadores do povoado de Manhene, no distrito de Manica, uma das regiões mais afectadas pelo surto, lamenta a situação e pede celeridade das autoridades veterinárias, no diagnóstico da doença para que se encontre o antídoto.  

Disse que esta se caracteriza, principalmente, pela falta de apetite e perda de força dos animais, o que está a concorrer para a redução do efectivo bovino e poderá comprometer a segurança alimentar, uma vez que estão a perder os meios para a lavoura dos campos. 

banner

“As cabeças de gado constituem uma fonte de riqueza para as famílias na província, porque é através delas que se lavra a terra, se transporta pessoas e bens, além de serem comercializadas, quando necessário, para suprir necessidades”, disse.

Luís Sabonete, de Messica, afirmou que os técnicos do Serviço Provincial de Pecuária e Actividades Económicas (SPPAE) fizeram a colheita de amostras de sangue dos animais enfermos para a análise laboratorial, mas ainda não houve um “feedback”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia