Sexta-feira, 6 Dezembro, 2024
Início » Nyusi diz que 2024 será de realizações

Nyusi diz que 2024 será de realizações

Por Juma Capela
2,2K Visualizações

AS inaugurações, num só dia, do sistema integrado de energia fotovoltaica e abastecimento de água de Ntemangau, em Changara; 11 quilómetros de estrada e um supermercado de referência na vila do Songo, em Cahora Bassa, na província de Tete, são sinais que mostram que 2024 será ano de muitas realizações do Governo.

O entendimento foi exteriorizado ontem, em Changara, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, quem adiantou que o último ano do mandato será caracterizado por inúmeras inaugurações de infra-estruturas com impacto imensurável na vida da população, sobretudo na zona rural.

Linhas de energia para mais postos administrativos, estradas e sistemas de abastecimento de água são alguns dos feitos que Nyusi assegura que serão testemunhados nos próximos meses, um pouco por todo o país.

“A construção de infra-estruturas leva o seu tempo. Durante quatro anos o nosso Governo esteve empenhado no lançamento de uma boa semente e nesta recta final do mandato iremos ver os frutos deste trabalho que vínhamos fazendo, por meio de várias inaugurações”, afiançou o Presidente que está de visita à província de Tete.

Explicou que as acções que vêm sendo levadas a cabo nos distritos são de grande valor, exemplificando que a população de Ntemangau com o novo sistema de abastecimento de água tem agora condições para prevenir-se de doenças como a cólera, que está afligir no Centro e Norte do país, com um cumulativo de 10.061 casos e 25 mortos.

O Chefe do Estado detalhou que a produção de feijão e hortícolas vai melhorar na localidade com o sistema integrado de energia e água, porque as famílias não precisam mais semear no leito do rio Mazoe, porque têm água nos fontenários para regar as machambas, evitando o risco de conflito com crocodilos, quando o caudal aumenta.

Para o Presidente, a estrada requalificada e rebaptizada com o nome Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, em Songo, facilitará o transporte de equipamentos para a manutenção e operação da barragem de Cahora Bassa, que produz energia para o país e região.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar