Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » PARA LINHA-férrea DE RESSANO GARCIA: BAD financia aquisição de locomotivas e vagões

PARA LINHA-férrea DE RESSANO GARCIA: BAD financia aquisição de locomotivas e vagões

Por admin-sn
93 Visualizações

O BANCO Africano de Desenvolvimento (BAD) acaba de conceder um empréstimo de 40 milhões de dólares à empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para financiar a compra de material circulante (locomotivas, vagões e contentores-cisterna) para a linha-férrea de Ressano Garcia.

Esta instituição tenciona, igualmente, mobilizar 30 milhões de dólares adicionais de outros potenciais mutuantes para o projecto, segundo uma nota do grupo.

Com cerca de 88 quilómetros ligando o Porto de Maputo à fronteira de Ressano Garcia com África do Sul, esta linha gera 90 por cento do volume de tráfego ferroviário e representa 70% do global de transporte ferroviário dos CFM.

O negócio inclui a aquisição de dez locomotivas diesel-eléctricas de 3000/3300 cavalos, 300 vagões e 120 contentores-cisterna, para além de financiar um programa de manutenção de três anos para as locomotivas adquiridas e formação do pessoal da empresa.

banner

A implementação da iniciativa, segundo o BAD, irá melhorar a logística, reduzindo o custo de transporte de bens, através de um meio rentável e eficiente que beneficia de economias de escala.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia