Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Documentário “Monstros de Guitarra” celebra 75 anos de Wazimbo

Documentário “Monstros de Guitarra” celebra 75 anos de Wazimbo

Por admin-sn
245 Visualizações

“Monstros de Guitarra” é o título do documentário a ser exibido na quarta-feira, 20 de Março, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em celebração dos 75 anos do músico moçambicano Wazimbo.

“Monstros de Guitarra” é uma série de documentários sobre músicos moçambicanos e a sua trajectória musical. As histórias contadas pelos próprios músicos são acompanhadas por sons musicais e guitarra.

No episódio a ser apresentado na quarta-feira é retratada a vida do conceituado músico Wazimbo, momento que será seguido de conversa com o artista, o realizador do documentário e o produtor das celebrações, Aldino Languana.

Humberto Carlos Benfica, artisticamente conhecido por Wazimbo, é uma das maiores vozes da música moçambicana, profissional de carreira há mais de 50 anos.

O seu percurso é associado à Banda RM, Orquestra Marrabenta Star, para além de várias parcerias com músicos locais e internacionais.

Wazimbo prepara a edição do “Mafala Root’s”, obra que retrata a sua vivência no histórico bairro da Mafalala. Trata-se de um trabalho que coincide com o seu 75.º aniversário, assinalado em Novembro de 2023.

Durante a existência da Orquestra Marrabenta Star, através da editora alemã Piranha, Wazimbo gravou a balada “Nwahulwana” (Pássaro Nocturno), tema que lhe conferiu maior visibilidade no país e mundo afora, sendo que pela primeira vez passou num comercial da Microsoft, e em 2001 a canção foi usada como trilha sonora para o filme “The Pledge”, dirigido por Sean Penn e protagonizado por Jack Nicholson.

Em “Nwahulwana” Wazimbo expressa certa tristeza sobre o estilo de vida ambulante de uma moça fascinante e maravilhosa, a qual o músico se refere como a “sua irmã Maria”, mas que infelizmente devido às circunstâncias da vida, desperdiça noites se relacionando com homens de bar em bar.

A carreira a solo de Wazimbo é marcada pelos registos “Makweru” (1997), “Raízes” (2016) e, agora, o “Mafalala Root’s” (2023).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia