Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » Eclipse solar na América do Norte

Eclipse solar na América do Norte

Por admin-sn
166 Visualizações

UM eclipse solar total será visível hoje na América do Norte, a partir das 16:20h e o fim por volta das 18 horas locais.
O fenómeno começará no Oceano Pacífico Sul e atravessará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá.

O evento está a ser chamado de “Grande Eclipse da América do Norte” por alguns meios de comunicação.
Segundo a Nasa, este evento será diferente dos últimos eclipses solares totais. Os cientistas afirmam que a coroa solar (sua camada mais externa) será mais visível do que no último eclipse solar total, ocorrido em 2017. Isso deve-se à maior actividade solar verificada actualmente.

E o eclipse de 2024 será visível por quatro minutos e 47 segundos, cerca de dois minutos a mais que o de 2017.
O eclipse solar total de 21 de Agosto de 2017 foi visível no Oceano Pacífico Norte, na América do Norte e no Oceano Atlântico (próximo do Mar das Caraíbas). Este eclipse foi o mais observado de toda a história, cruzando todo o território dos EUA.

O eclipse poderá ser visto nas cidades de Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Michigan, Pensilvânia, Nova Iorque, Norte de Vermont, Nova Hampshire e Maine; nos Estados Unidos da América. Vitória de Durango e Torreón (México); Montreal, Hamilton e Ontário (Canadá).

banner

O próximo eclipse solar será em 2 de Outubro de 2024, mas só será visível no extremo Sul da América do Sul e em parte do Oceano Pacífico. Outro eclipse solar vai acontecer em 6 de Fevereiro de 2027.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia