Domingo, 14 Julho, 2024
Início » GOVERNADOR DO BANCO CENTRAL: Estado consegue honrar compromisso com credores

GOVERNADOR DO BANCO CENTRAL: Estado consegue honrar compromisso com credores

Por admin-sn
3,2K Visualizações

O ESTADO moçambicano está a honrar os seus compromissos com os credores nacionais e estrangeiros, tendo como suporte o crescimento económico e estabilização da taxa de inflação nos últimos meses.

A garantia foi dada, recentemente, pelo Governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela, falando a jornalistas na cidade de Maputo.

“O país está bem em termos da sua capacidade de honrar os compromissos com os credores, porque todos os indicadores têm um desempenho positivo, o que é uma boa notícia para todos os segmentos da sociedade moçambicana”, referiu Rogério Zandamela.

Detalhou que o bom desempenho da economia propicia a disponibilidade de reservas internacionais líquidas, com um saldo actualmente fixado em torno de 3,614 milhões de dólares norte-americanos. “Temos reservas, neste momento, suficientes para garantir a cobertura de cinco meses de importações de bens e serviços não factoriais, exceptuando os grandes projectos”, disse.

Rogério Zandamela referiu, igualmente, que para além das questões mencionadas a redução dos indicadores do custo de bens e serviços é outro ganho alcançado.

“Outra boa notícia é que a inflação está a cair para níveis baixos, comparado com o dos países vizinhos. O que quer dizer inflação baixa? Quer dizer maior poder de compra dos cidadãos… maior previsibilidade nos preços”, frisou Rogério Zandamela.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia