Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » Reduzem exportações para República Portuguesa

Reduzem exportações para República Portuguesa

Por Jornal Notícias
772 Visualizações

FACTORES internos, associados à conjuntura internacional, contribuíram para a queda de exportações moçambicanas para Portugal, nos últimos dez anos.

A informação foi partilhada, recentemente, pela vice-presidente das CTA, Maria Abdula, quando falava, na cidade de Maputo, sobre o programa de uma missão empresarial Moçambique-Portugal, que deverá estar naquele país europeu entre 22 e 24 de Abril à procura de parcerias para negócios.

Na ocasião, explicou que “há dez anos as empresas nacionais exportavam pouco mais de 100 milhões de dólares para Portugal, cinco vezes mais do que o valor actual. A mesma tendência observa-se nas importações que caíram para a metade”.

No geral, o comércio e investimentos bilaterais reduziram, apesar dos dois países continuarem a oferecer ricas oportunidades para as empresas de ambas as economias.

banner

Maria Abdula lamentou que o fenómeno de raptos, que ocorre no país, está a propiciar o abandono de investidores, o que gera desemprego para cinco mil a 10 mil trabalhadores.

A fonte não mencionou, entretanto, o números de empresários que abandonaram as suas empresas em Moçambique.

Por sua vez, a directora da Câmara de Comércio Portugal Moçambique, Alcina Matos, disse que a conjuntura internacional não está favorável em quase todo o mundo, incluindo para investidores portugueses.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia