Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » EMPREGO E AUTO-EMPREGO: Entregues cinco mil bolsas de formação

EMPREGO E AUTO-EMPREGO: Entregues cinco mil bolsas de formação

Por Jornal Notícias
955 Visualizações

CINCO mil bolsas de formação em diversas áreas foram entregues pela Secretaria da Juventude e Emprego (SEJE) aos jovens da região sul do país, no ano passado.

A informação foi partilhada esta semana pelo secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, na cerimónia da entrega de 125 cartas de condução, no âmbito do programa Acredita-Empresa, que beneficiou igual número de jovens dos distritos da Matola, Manhiça, Marracuene e cidade de Maputo.

Do total das bolsas atribuídas, 329 beneficiários graduaram em diversas áreas, com destaque para mecânica-auto, sistemas de refrigeração, extensão agrária, corte e costura, culinária, condução de veículos, Higiene e Segurança no Trabalho, entre outras.

No que tange às cartas de condução, indicou terem sido atribuídos 620 documentos, sendo que há ainda por tramitar e entregar mais de 130, para além de mais de quatrocentos bolseiros em formação nas escolas de condução.

banner

Apesar deste número, o governante aponta constrangimentos no programa, pois mais de 300 beneficiários reprovaram e igual número desistiu, facto que, segundo a SEJE, representa um retrocesso no esforço do Governo de emponderar a juventude.

Referiu que nas zonas Centro e Norte serão atribuídas 15 mil bolsas em 16 áreas formativas, entre as quais a carpintaria, canalização, artesanato reparação de computadores, gestão de liderança e empreendedorismo, carta de marinheiro e de condução, entre outras áreas.  

“As formações deverão iniciar próxima semana e aos candidatos apurados apelamos atenção à chamada, para as devidas inscrições”, disse.

“Acredita-Emprega” não só está a atribuir bolsas, como também a contratar provedores de serviços, isto é, colocar dinheiro na economia, através da contração de empresas nacionais.

“A título de exemplo, na região sul foram contratados 14 provedores de serviços para diversas formações, enquanto na Zona Centro e Norte foram escolhidas 35 empresas, incluindo escolas de condução”, anotou.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia