Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » NO “JOSÉ MACAMO”: Paciente operada tumor de 14 quilos

NO “JOSÉ MACAMO”: Paciente operada tumor de 14 quilos

Por Jornal Notícias
1,5K Visualizações

UMA paciente de 28 anos de idade foi submetida à cirurgia, quarta-feira, no Hospital Geral José Macamo (HGJM), na cidade de Maputo, para a retirada de um tumor no ovário, com cerca de 14,6 quilogramas.

Tudo começou em Julho do ano passado, quando a doente percebeu que o abdómen não retraía depois do parto. Conforme recomendado, colocou as cintas para solucionar o problema e ficou relaxada.

No entanto, começou a notar um endurecimento no lado direito do abdómen, que a fez buscar assistência médica. Foi assim que manteve encontros com especialistas, realizou exames e obteve diagnóstico, em Fevereiro, indicando que se tratava de um quisto gigante no ovário.

“Desde o dia que soube o que tinha, o crescimento do abdómen triplicou, as costas doíam, não conseguia respirar, sentia ardência e falta de apetite  e perdi peso. Foi um choque para mim e entrei em pânico, mal sabia que isso existia. Passei por momentos de bullying porque as pessoas se questionavam como fiquei grávida tendo um bebé menor, a rede de apoio foi muito importante”, contou a paciente.

Luís Walle, médico-clínico do HGJM, que orientou a cirurgia, explicou que não houve complicações na intervenção, tanto para a equipa médica como para a paciente, não obstante ser a primeira vez que se remove um tumor deste tamanho.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia