Sábado, 20 Julho, 2024
Início » PR NA INAUGURAÇÃO DA CENTRAL DE MAHEL: Energia eléctrica ilumina mais de metade da população

PR NA INAUGURAÇÃO DA CENTRAL DE MAHEL: Energia eléctrica ilumina mais de metade da população

Por Amandio Roberto Macuácua
1,2K Visualizações

Amândio Macuácua

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, afirmou ontem em Mahel, distrito de Magude, em Maputo, que mais de 54 porcento da população moçambicana, de um total de 30 milhões de habitantes, já dispõe de energia eléctrica.

Nyusi falava no acto de inauguração da Central Fotovoltáica de Mahel e das subestações de Beluluane e Mahocha, nos distritos de Boane e Moamba, na província de Maputo.

O Chefe do Estado explicou ainda que, nos últimos três anos, mais de três milhões de pessoas tiveram acesso a energia eléctrica, pela primeira vez, nas zonas rurais, através  do programa “Energia para Todos”.

Nusi exortou aos empresários de Ressano Garcia e Moamba para investirem na geração de empregos sendo que, com este recurso, o governo irá atrair investidores e facilitar a instalação de empreendimentos sócio-económicos.

Para o caso de Mahel, iluminada por painéis solares, frisou que a energia deve impulsionar mais investimentos económicos visando o processamento da produção agro-pecuária, ao invés de ser usada apenas, para a iluminação das residências.

“Deve gerar empreendimentos que garantam empregos capazes de absorver jovens e assegurar o crescimento da economia da província de Maputo e, consequentemente, do país”, sublinhou.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia