Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » DEFENDE ISAURA NYUSI: Remover as barreiras ao crescimento da mulher

DEFENDE ISAURA NYUSI: Remover as barreiras ao crescimento da mulher

Por Ana Rita Tene
845 Visualizações

ANA RITA TENE, em Abuja

O EMPODERAMENTO económico das mulheres é um dos pré-requisitos para um crescimento económico inclusivo e equitativo, daí que os países devem remover as barreiras e obstáculos para que este grupo alcance a independência financeira e segurança.

A posição foi defendida pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, no âmbito da visita que efectua à Nigéria para participar no lançamento da campanha “Nós Somos Iguais”, promovida pela Organização das Primeiras-Damas de África para o Desenvolvimento (OPDAD).

A primeira-dama falava num encontro que juntou esposas de chefes de Estado de nove países africanos para partilhar a experiência de Moçambique na implementação de programas de protecção e promoção dos direitos das raparigas e jovens mulheres.

Anotou que o país aposta na promoção do empoderamento económico das mulheres, através da formação especializada e distribuição de “kits” de auto-emprego, que impulsionam o crescimento e desenvolvimento inclusivo e promovem a equidade de género do país.

Isaura Nyusi abordou ainda as acções em curso na promoção do acesso aos cuidados de saúde na comunidade, incluindo a salvaguarda dos direitos sexuais e reprodutivos das raparigas e jovens mulheres.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia