Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » Iniciam demolições nas bermas da N1

Iniciam demolições nas bermas da N1

Por Jornal Notícias
10,9K Visualizações

Administração Nacional de Estradas (ANE) está a demolir os empreendimentos construídos nos espaços de reserva da Estrada Nacional Número 1 (N1), na cidade de Xai-Xai, e nos distritos de Limpopo e Chongoene por representarem perigo aos automobilistas e população em geral.

Trata-se de estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e residências particulares erguidos em espaços impróprios para o efeito, podendo vir a comprometer futuros projectos de alargamento da rodovia.

Neste contexto, a ANE mandou demolir um empreendimento na cidade de Xai-Xai, perto do cruzamento da praia, erguido dentro dos 30 metros de reserva da EN. Pesou ainda para esta demolição o facto de a mesma ter sido construída numa zona que também serve de bacia de retenção de águas pluviais.

De acordo com o delegado da ANE na província de Gaza, Jeremias Mazoio, estas construções ilegais encareceriam as obras de reabilitação e ampliação das estradas, tendo em conta a necessidade de compensar os proprietários das infra-estruturas.

Outra consequência apontada pela ANE está relacionada com os estragos avultados em caso de acidentes de tipo despiste, por não haver espaço para que a viatura se mobilize antes de atingir as infra-estruturas.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia