Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Saúde alerta sobre consumo desregrado de anabolizantes

Saúde alerta sobre consumo desregrado de anabolizantes

Por Jornal Notícias
572 Visualizações

O SECTOR da Saúde alerta que o uso excessivo de anabolizantes provoca trombose, tumores no fígado e comportamentos violentos, uma situação de uso preocupante na capital do país, com a proliferação de ginásios nos bairros sem profissionais de saúde física.

A chefe da Repartição de Saúde Pública nos Serviços de Saúde da Cidade de Maputo (SSCM), Carla Monjane, referiu ser fundamental ter atenção às condições para praticar exercício físico, evitar consumir substâncias psicoactivas e treinar sem o acompanhamento de profissionais competentes na matéria.

“Alguns jovens fazem uso de anabolizantes no organismo sem sequer seguir orientações dos conhecedores do produto, correndo sérios riscos de contrair certas patologias prejudiciais à saúde humana”, explicou.

O fisioculturista Castro Cazé disse ser necessário uma campanha por parte das autoridades competentes para verificação de ginásios que reúnem as condições mínimas e básicas de funcionamento deste tipo de local, bem como garantir regulamentação, principalmente em ginásios localizados na periferia.    

banner

“Apelo aos profissionais do ginásio a buscar conhecimento em instituições de ensino, para além da prática, visto que é possível adquirir o mesmo numa formação semestral e posteriormente credenciar o seu estabelecimento de manutenção física como meio de exercer actividades de forma legal”, frisou. 

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia