Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » INDÚSTRIA DE ÓLEO ALIMENTAR: Haverá novas soluções pós-fim da isenção do IVA

INDÚSTRIA DE ÓLEO ALIMENTAR: Haverá novas soluções pós-fim da isenção do IVA

Por Jornal Notícias
698 Visualizações

HAVERÁ soluções eficazes para revitalizar a indústria do óleo alimentar, mesmo após o fim da isenção do pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a 31 de Dezembro do ano passado. 

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, explica que a ideia-chave é construir um plano de acção que permita que a médio prazo seja possível superar o problema que o país tem vindo a enfrentar, essencialmente associado à importação do óleo cru para ser refinado.

“Para o caso específico dos óleos, é nossa intenção perceber, depois do fim das isenções, a 31 de Dezembro de 2023, o que efectivamente podemos fazer para que a indústria não morra. Não podemos viver de importação quando temos matéria-prima para a produção”, explicou Silvino Moreno, num encontro com actores envolvidos na cadeia de valor deste produto. 

O ministro considera que um dos problemas que deve ser urgentemente ultrapassado incide na redução das importações da matéria-prima, para que o dinheiro poupado seja aplicado na economia nacional. 

banner

Dados estatísticos avançados pelo governante indicam que entre 2015 e 2023 as refinarias importaram mais de um milhão de toneladas de óleo cru de soja, girassol e palma, avaliado em 88,7 mil milhões de meticais, para suprir o défice da produção nacional. 

“A nossa reflexão é no sentido de saber como podemos fazer para mudar este cenário, pensando na cadeia de valor, incluindo matérias-primas usadas nesta indústria”, explicou.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia