Terça-feira, 25 Junho, 2024
Início » Eleitores votam em ambiente pacífico na África do Sul

Eleitores votam em ambiente pacífico na África do Sul

Por Valdimiro Saquene
490 Visualizações

VALDIMIRO SAQUENE, em Joanesburgo

LONGAS filas e um ambiente ordeiro e pacífico caracterizam hoje as assembleias de voto instaladas em Joanesburgo, capital económica sul-africana, para as sétimas eleições no país desde o fim do “Apartheid”, em 1994.
Segundo constatou o “Notícias”, a maioria das urnas abriu pontualmente às 7:00 horas, embora haja relatos de alguns locais onde os eleitores, em número notável, só puderam começar a votar por volta das 8:00, num cenário marcado por uma forte presença policial.
As autoridades sul-africanas anunciaram que iriam destacar cerca de três mil soldados para combater a criminalidade e garantir eleições livres e pacíficas em todo o país, neste momento histórico para a África do Sul, quando se assinalam 30 anos da instauração da democracia.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, votou no Soweto, a cidade-berço do Congresso Nacional Africano (ANC), perto de Joanesburgo e o líder do principal partido da oposição sul-africana, Aliança Democrática (DA), John Steenhuisen em Durban (sudeste do país). Julius Malema, do Combatentes para a Liberdade Económica (EEF), fê-lo em Mpumalanga.
Para muitos, como Naledi Pitse, 18 anos, estudante, a ida às urnas foi uma estreia. Nas últimas eleições, em 2019, ela ainda não tinha idade para votar e não quis perder a possibilidade de faze-lo na sua primeira oportunidade.
“É um direito do qual não podemos abdicar. Votar é também fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas. Sendo os jovens a maioria da população na África do Sul, temos uma palavra a dizer sobre quem queremos nos governe”, afirmou Pitse, que votou num dos postos instalados em Sandton.
Mais de 27 milhões de eleitores são chamadas hoje a exercer o direito de voto nas nove províncias sul-africanas para eleger os 400 deputados da Assembleia Nacional sul-africana (Parlamento), sendo que as urnas fecham as 21:00 horas.
Nas últimas eleições gerais, em 2019, o partido no poder o ANC, venceu com 57.5 por cento dos votos, contra 20.7 por cento da AD e 10.7 por cento dos EFF.
O ANC detém actualmente 230 dos 400 assentos parlamentares, enquanto a AD e o EFF tem 84 e 44 lugares, respectivamente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia