Domingo, 23 Junho, 2024
Início » ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MAPUTO: Venâncio Mondlane perde mandato

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MAPUTO: Venâncio Mondlane perde mandato

Por Jornal Notícias
860 Visualizações

VENÂNCIO Mondlane, membro sénior da Renamo, já não é membro da Assembleia Municipal de Maputo. A decisão de perda de mandato na Assembleia Municipal foi tomada ontem pelo órgão, durante a realização da II sessão ordinária deste órgão.

A assembleia justifica que Venâncio Mondlane, cabeça-de-lista da Renamo para as autárquicas de 2023, não participou na investidura, nunca esteve em nenhuma sessão plenária e nem justificou as suas faltas. 

Tal decisão é sustentada pelo número 7 do artigo 66, da lei n.º 12/2023, de 25 de Agosto, que refere: “O membro ausente no acto de investidura e que não apresente justificação no prazo de 30 dias subsequentes à investidura perde o mandato”.

Outro artigo que sustenta a decisão é o 155, no seu número 5, alínea c, que afirma: “O membro da Assembleia Autárquica perde o mandato nos seguintes casos: c) não tome assento na Assembleia Autárquica ou exceda o número de faltas estabelecido na lei e no regimento”.

the_ad_group(621);

Reagindo à decisão, o porta-voz da bancada da Renamo, Marciel Macome, disse tratar-se do cumprimento da lei.  “Depois da tomada de posse passam agora mais de 100 dias sem que o membro Venâncio Mondlane se apresente à mesa ou venha tomar posse, o que culminou com uma sequência de faltas e ultrapassou o limite legal”, disse o porta-voz.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia