Sábado, 20 Julho, 2024
Início » Comissão de inquérito da ONU acusa Israel de “extermínio” em Gaza

Comissão de inquérito da ONU acusa Israel de “extermínio” em Gaza

Por Jornal Notícias
613 Visualizações

Uma comissão de inquérito da ONU concluiu que as autoridades israelitas são responsáveis por crimes contra a humanidade, incluindo extermínio, na Faixa de Gaza desde 07 de Outubro de 2023.
A comissão, criada em Maio de 2021 pelo Conselho dos Direitos Humanos, “concluiu que foram cometidos os crimes contra a humanidade, extermínio, assassínio, perseguição com base no género dirigida a homens e rapazes palestinianos, transferência forçada, tortura e tratamento desumano e cruel”, refere um relatório divulgado hoje.
Reagindo ao documento, a embaixada de Israel em Genebra acusou a comissão de “discriminação sistemática” contra o país.
A Comissão de Inquérito “provou mais uma vez que as acções estão todas ao serviço de uma agenda política centrada contra Israel”, denunciou o embaixador de Israel na ONU em Genebra, Meirav Shahar, em comunicado citado pela Lusa.
Segundo a ONU, “ao contrário do genocídio, os crimes contra a humanidade” não têm de visar um grupo populacional específico, podendo ser cometidos contra qualquer população civil.
No entanto, são cometidos “como parte de ataques em larga escala”, ao contrário dos crimes de guerra, que podem ser incidentes isolados.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia