Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » CONFERÊNCIA SOBRE FAIXA DE GAZA: Nyusi apela ao fim das operações militares

CONFERÊNCIA SOBRE FAIXA DE GAZA: Nyusi apela ao fim das operações militares

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem em Amã, Jordânia, que Moçambique apoia a iniciativa “Call for Action” e apelou para o fim das operações militares israelitas em Rafah, na Faixa de Gaza, por violarem as normas humanitárias e morais em tempo de guerra.

Discursando na Conferência sobre Resposta Humanitária Urgente na Faixa de Gaza, o Chefe do Estado enfatizou a natureza vinculativa das resoluções adoptadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual Moçambique é membro não permanente, apelando, particularmente, à implementação imediata das das resoluções 2728 e 2730, de Maio de 2024, que o país presidiu, sobre a protecção do pessoal humanitário e da ONU, suas instalações e activos.

Expressou o apoio de Moçambique às conclusões dos grupos de trabalho transmitidas na conferência, que decorre até hoje.

A conferência concluiu serem pertinentes e urgentes a assistência humanitária, protecção de civis em Gaza e prioridades de recuperação antecipadas à medida das necessidades dos palestinianos e isenta de condicionalismos.

Nyusi voltou a condenar as hostilidades militares na região, pelo facto de causarem mortes de milhares de inocentes e destruição de infra-estruturas. “Seria de grande valor moral evitar o impedimento de prestação de assistência humanitária às populações necessitadas”, disse, frisando que o conflito ganha proporções catastróficas quando perante reiterados apelos da comunidade internacional para a sua cessação persistem ataques a civis e funcionários humanitários, em violação do Direito Internacional Humanitário e dos direitos do palestinos.  

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia