Domingo, 21 Julho, 2024
Início » HCM eleva capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças urinárias

HCM eleva capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças urinárias

Por Jornal Notícias
772 Visualizações

A Pediatria do Hospital Central de Maputo (HCM) dispõe, desde ontem, de melhor capacidade para o diagnóstico e tratamento de patologias que acometem a bexiga e uretra, como inflamação na bexiga, tumor maligno ou benigno e sangramento na urina (hematúria), com a entrega de um aparelho de cistoscopia, por parceiros australianos.
O aparelho e outro material médico cirúrgico pediátrico foi entregue ao director-geral do HCM por Paddy Dewan, cirurgião e urologista pediátrico australiano.
Foi durante as visitas de troca de experiência que Paddy Dewan efectua periodicamente à Pediatria que identificou a necessidade de um cistoscópico específico para as crianças, facto que culminou com a mobilização de recursos e entrega desta doação, segundo esclareceu Massada Rocha, cirurgião pediátrico do HCM.
“Esta foi uma ajuda considerável pois, antes dispúnhamos apenas de cistoscópicos para adultos, o que obrigava a submeter as crianças à vesicostomia cutânea, uma técnica que consiste na derivação urinária temporária em crianças com hidronefrose e redução da função renal”, sublinhou o médico.
O HCM tem recibo em média, três a cinco crianças com este tipo de complicações por dia, sendo que com a chegada deste aparelho espera-se realizar, em média, três cirurgias por semana.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia