Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Três organizações suspeitas de financiar o terrorismo

Três organizações suspeitas de financiar o terrorismo

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

A Justiça está a investigar três organizações sem fins lucrativos por suspeitas de financiamento do terrorismo.

 As suspeitas prendem-se, sobretudo, com operações duvidosas com fundos do exterior para o exercício das suas actividades, segundo o relatório de Avaliação do Risco de Financiamento do Terrorismo, apresentado ontem em Maputo.

O documento ressalva que o envolvimento das organizações no financiamento do terrorismo é relativamente baixo, não obstante os três casos em investigação.

No lançamento do relatório, o director nacional-adjunto dos Assuntos Jurídicos e Consulares no Ministério da Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Nunes, disse que apesar de o documento classificar como baixa a vulnerabilidade de financiamento do terrorismo por estas, impõe-se o reforço da vigilância, sensibilização, aconselhamento estruturado e contínuo visando a prevenção.

“Estas medidas devem ser acompanhadas pela melhoria de registo e criação de um grupo multissectorial de trabalho devidamente estruturado”, defendeu.

Anotou que é prioridade do Governo assegurar que as organizações operem num ambiente seguro e que inspire confiança, livre das redes de financiamento do terrorismo ou branqueamento de capitais.

Benilde Nhalivilo, representante da sociedade civil e integrante da equipa que produziu o documento, afirmou que as organizações estão comprometidas com a prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia