Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Aumentam processos por tráfico de drogas

Aumentam processos por tráfico de drogas

Por Jornal Notícias
700 Visualizações

O NÚMERO de processos relacionados com os crimes de produção, consumo, venda e tráfico internacional de drogas aumentou, ano passado no país, o que influenciou, igualmente, a subida das detenções.

Neste sentido, foram abertos 423 processos, o que corresponde a um aumento de 51 casos, comparativamente a 2022, segundo o Relatório Anual Sobre a Evolução do Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas Registadas referente a 2023, divulgado recentemente pelo Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga.

O documento aponta que, do total dos processos instaurados, 149 foram concluídos e remetidos ao Ministério Público, sendo que os restantes continuam em instrução.

No que concerne à responsabilização por produção, venda, tráfico e consumo de substâncias psicoactivas, com destaque para “cannabis sativa” (“soruma”), cocaína, heroína e metanfetamina, houve 923 detenções, das quais 306 pessoas estão em prisão preventiva e 617 foram condenadas.

Para além de nacionais, foram privados da liberdade 79 estrangeiros por utilizarem o país como corredor de cocaína e heroína.

Enquanto isso, na diáspora, pelo menos 36 moçambicanos foram detidos também por envolvimento no tráfico de drogas, o que representa um aumento do número de nacionais privados de liberdade noutros países, comparativamente aos 33 presos em 2022.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia