Domingo, 21 Julho, 2024
Início » MOBILIDADE URBANA: Novo horário de trabalho descongestiona Maputo

MOBILIDADE URBANA: Novo horário de trabalho descongestiona Maputo

Por Jornal Notícias
8,9K Visualizações

A CIDADE e província de Maputo poderão observar novos horários de funcionamento dos serviços públicos, para aliviar a pressão sobre o sistema de transporte, tráfego e elevar a velocidade da rede comercial.
De acordo com a proposta do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), o escalonamento dos horários deverá abranger a função pública, comércio, instituições de ensino e unidades sanitárias.
Com efeito, espera-se que os funcionários públicos trabalhem das 8.30 às 16.30 horas, contra o horário actual das 7.30 às 15.30 horas, enquanto as escolas e universidades deverão abrir entre as 7.00 e 8.00 horas.
O escalonamento abrange outros sectores como unidades sanitárias, que passam a abrir das 6.30 às 17.30 horas; comércio retalhista, das 9.00 às 19.00 horas; e grandes supermercados, das 9.00 às 20.00 horas.
Segundo a proposta, o ensino primário, sector privado, banca e seguros e comércio grossista deverão manter os actuais horários.
O escalonamento dos serviços surge da necessidade de reduzir o tempo de espera e de viagem dos passageiros nas horas de ponta, acidentes, poluição e stress dos condutores, especialmente nas manhãs.
A proposta resulta de um estudo feito pelo proponente, que constatou que na Area Metropolitana do Grande Maputo, em 10 anos, o tempo médio de deslocação aumentou, e o número de veículos que entram na cidade duplicou.
Outrossim, subiu o número de pessoas que se deslocam à cidade idas dos municípios vizinhos, passando dos 350 mil para mais de 600 mil.
Fundamenta-se que a medida poderá provocar um decréscimo de passageiros nas manhãs, na ordem das 55 mil pessoas em apenas uma hora de diferença.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia