Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » ANC chega a acordo com Aliança Democrática para formar Governo

ANC chega a acordo com Aliança Democrática para formar Governo

Por Jornal Notícias
1,K Visualizações

O Congresso Nacional Africano (ANC) chegou a um acordo com o principal partido da oposição, o Aliança Democrática (DA), para formar um Governo de Unidade Nacional, anunciou o líder do DA, John Steenhuisen.
Numa mensagem à nação, Steenhuisen confirmou que o DA chegou a “um acordo sobre a declaração de intenções para a formação de um Governo de Unidade Nacional”.
O pacto, que inclui o ANC, DA e o Partido Livre Inkatha (IFP), quinto mais votado com 17 mandatos, marca “o início de um novo capítulo” para o país, sublinhou o líder da oposição, citado pela Lusa.
A declaração foi feita à margem da primeira sessão da Assembleia, que deverá, após o anúncio deste acordo, eleger o Presidente da República ainda hoje.
Cyril Ramaphosa procura um segundo mandato de cinco anos como líder da economia mais industrializada de África, mas o seu partido, o ANC, ficou enfraquecido depois de perder a sua maioria de longa data nas eleições de 29 de Maio, precisando do apoio de outros partidos se quiser voltar a ser Presidente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia