Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Avós são livros de história borrados!

Avós são livros de história borrados!

Por Jornal Notícias
792 Visualizações

Lopes Muapenta

HOJE vamos falar dos nossos arquivos vivos da família, que são um pedacinho do céu na terra com sabedoria, amor e ternura. Refiro-me aos nossos avós. Tenho a certeza de que os nossos avós são as pessoas que transmitem amor e sabedoria de geração em geração, pois eles são o google, e arquivo vivo da família, com respostas para todas as perguntas e histórias incríveis para compartilhar no momento.

Que Deus os presenteie com muitos e muitos anos ainda a nos aconselhar, pois a sua sublime existência para todos é imprescindível, e especialmente para a família que vive em casa com esses avós, que tanto amamos e nos orgulhamos de os ter nas nossas casas.

Avós são como um abraço quentinho em um dia frio, que nos aquece o coração e nos faz sentir seguros nas nossas vidas. Quero agradecer desde já aos avós e dizer que são um tesouro precioso que guardamos nos nossos corações para sempre. As suas histórias, carinhos e a sua presença são uma dádiva no nosso meio de convívio.

Os nossos queridos avós, anjos que Deus colocou nas nossas vidas para nos guiarem e proteger. Avós criam memórias e eternizam momentos, o seu sorriso é o toque das travessuras, os seus braços abrigam os melhores abraços, o seu amor é gigante que nem dá para medir, somente sentir, relembre as músicas que embalaram as rádios e que fizeram a sua querida avó dançar e cantar muito!

Lembremos que quando somos crianças achamos que o melhor lugar do mundo é a casa dos nossos avós e quando nos tornamos adultos, continuamos achando a mesma coisa! Eles são tipo crianças e anjinhos, só que enrugadinhos com o cabelo pintado a cor de ouro branco.

Como é lindo o amanhecer dos filhos que amam os seus pais e os netos que sentem o mesmo pelos seus avós de cabelinhos brancos. Um dia sempre será pouco para aquele ou aquela que, quase sempre no mundo de hoje, é a grande protecção dos netinhos, ajuda aos seus filhos financeiramente ou disponibiliza o seu tempo na ajuda a ambos. Netos são gotas de esperança na forma de chuva miúda que os avós adoram se molhar.
Como é triste a separação dos pais, pois é um golpe total no lar para os seus filhos, que ficam ao desamparo e desesperados. Os avós e os idosos não são sobras de vida, desperdícios para jogar fora, mas são aqueles preciosos pedaços de pão deixados na mesa da nossa vida, que ainda nos podem nutrir com uma fragrância que perdemos, a fragrância da memória.
Mas, como um presente de Deus, surgem os avós, com o seu manto de carinho e força de quem lutou muito na vida, conquistou tudo e ainda tem o tempo para criá-los de perto. Só fico triste quando um filho esquece os seus pais em um asilo, como um trapo qualquer. O que, no amanhã, pode esperar dos seus protegidos de hoje? Um tratamento diferente?
Louvemos com viva voz o filho que ama os seus progenitores, com certeza eles darão o mesmo amor e a protecção devida até o fim dos seus dias. Quando contados, são os maiores problemas da adolescência dos avós que fazem os netos adolescentes rirem.

Tem coisa melhor que estar na companhia das velhinhas mais fofas, engraçadas e companheiras do mundo? As avós são verdadeiros presentes de Deus e estão sempre dispostas a nos passar todo o conhecimento que adquiriram ao longo da vida. Mesmo que exista algum conflito de gerações, é impossível não aproveitar e amar os momentos ao lado dessas segundas mães.

Os mais velhos (pais e avós) são bibliotecas com grandes qualidades e nunca devemos deixar de visitá-los constantemente para a melhor conservação. Vamos aproveitar esses dias em que os avós ainda estão no meio de nós para receber os seus ensinamentos e a sua paciência, pois isso amanhã irá tocar os nossos corações. Caro leitor que tem avós vivos: coloque o seu amor em palavras e expresse aberta e publicamente o quanto você adora e admira as suas avós tão queridas!

Em conversa com um amigo, disse o seguinte: a minha avó e o meu avô são exemplos vivos de que o amor é a resposta para todos os problemas. Guardo no olhar das minhas avós uma infinidade de conhecimentos que me ensinam a lidar com as “feridas” da vida! O seu vovô amado é como um super-herói com o poder de curar qualquer machucado com um beijo e um abraço apertado e o mais que posso aproveitar a sua maravilhosa companhia, a sua infinita sabedoria, o seu carinho e ternura sem fim. É uma pena que a maioria das nossas avós vão embora antes de virarmos pessoas que sabem aproveitar uma boa conversa. Parei e pensei nos meus pais e avós que já não estão entre nós e vi que estou a perder por não estar perto deles: gostaria tanto de ter conversado mais com os meus pais, com os meus avós e ter perguntado mais sobre os meus ancestrais. Meu caro leitor, faça isso, explore mais da sua família, pois um dia a sua consciência poderá cobrar-lhe! Ter-lhe-á dito mais que, vovó, nem todas as estrelas do céu juntas brilham tanto quanto você na minha vida! Sabemos que avós de certeza são a base da família, eles ensinam-nos valores importantes e ajudam-nos a crescer no amor e na paciência, tal como no tempo em que eles eram jovens, foi um momento de tranquilidade. Avós são anjos abençoados que fazem da vida dos netos o verdadeiro paraíso, pois eles são mágicos, em qualquer tempo eles trazem de volta os sabores da infância, sabemos que o amor dos avós nunca envelhece. Eles são a fonte de carinho e afecto que nos lembram que somos amados incondicionalmente. Os netos são como pingos de esperança que Deus deposita na vida dos avós. Apostamos, hoje, no modelo da individualidade para, no futuro, descobrirmos que os nossos avós tinham razão em priorizar a família, verdadeira razão da felicidade. Que nos dê a bênção de sempre tê-los connosco, dando-nos muito amor, passando-nos experiências de vida e de dias melhores, ouvindo-nos com carinho, orientando, aconselhando, suportando sempre com muita paciência. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza e, principalmente, de muito amor.

Tudo o que somos é resultado das nossas histórias, dos nossos pais, avós e mais. Carregamos a bagagem dos nossos antepassados, mas temos o poder de transformar o que já não nos cabe mais. Amamos você, vovó, pois um mundo com avós é mais quentinho e feliz. Aquele abraço amigo!

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia