Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » GÁS DA ÁREA 4 DO ROVUMA: País espera decisão rápida da Exxon

GÁS DA ÁREA 4 DO ROVUMA: País espera decisão rápida da Exxon

Por Jornal Notícias
998 Visualizações

MOÇAMBIQUE está em constante contacto com a petrolífera norte-americana Exxon Mobil com vista a flexibilizar a tomada de decisão final de investimento do projecto de gás natural na Área 4 da Bacia do Rovuma.

A tomada desta decisão vem sendo, constantemente, adiada pelo potencial investidor, mas os contactos com as autoridades moçambicanas continuam a ocorrer, havendo expectativa para um final satisfatório no mais curto espaço de tempo.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Nazário Bangalane, avançou, recentemente, em conferência de imprensa, que o país continua a contar com o projecto. 

“É do vosso conhecimento que a Área 1 activou a cláusula de Força Maior, e estamos a trabalhar com todos os actores da Área 1 e da Área 4 para que as actividades se iniciem o mais rápido possível. Tem havido reuniões regulares e naturais entre o regulador e as concessionárias e no momento oportuno iremos dar os passos seguintes”, explicou.

Este pronunciamento surge depois de há dois meses o responsável da Exxon Mobil, Walter Kansteiner, ter garantido que a empresa continua a analisar cuidadosamente as datas para a tomada de decisão final de investimento, num encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

No mesmo sentido, a petrolífera elogiou a melhoria da segurança no Norte do país, cuja fragilidade foi a causa do accionamento da cláusula de Força Maior pela TotalEnergies, em 2021, outro player no negócio do gás do Rovuma.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia