Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Potencialidades do café nacional juntam parceiros

Potencialidades do café nacional juntam parceiros

Por Jornal Notícias
771 Visualizações

A capital do país, Maputo, acolhe hoje e amanhã o Festival do Café, um evento que, além de conectar os principais actores desta cadeia, também deverá contribuir para o fortalecimento das ligações do mercado que prima pela consistência e qualidade.

Esta iniciativa, a primeira no país, acontece numa altura em que a produção de café nacional está a ganhar notoriedade, contando actualmente com mais de cinco mil agricultores locais e mais de dez empresas nas províncias de Maputo, Sofala, Manica, Tete e Zambézia, e Cabo Delgado.

Para os pequenos agricultores em Moçambique, a produção do café representa uma oportunidade para a diversificação de renda e adopção de práticas de agricultura de conservação, preservando a floresta e a sua rica biodiversidade.

“O Festival do Café terá lugar no Montebelo Indy (Maputo Congress Hotel) em Maputo; será dirigido pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia; e contará com um programa repleto de palestras, de sessões demonstrativas e uma feira-exposição, proporcionando uma plataforma para a discussão e a exploração de temas cruciais, relacionados com a produção, o processamento e o consumo do café”, refere uma nota de imprensa recebida na nossa Redacção.

Durante o festival, será lançada a publicação do Guia Prático – Cultivo de Café sob Sistema Agro-florestal em Moçambique, produzido recentemente pelo programa TriCafé, uma colaboração entre Moçambique, Brasil e Portugal, a qual será apresentada por Fábio Partelli, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia