Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Reflexões da Muvalinda Primeiro aniversário da “Reflexões da Muvalinda”

Reflexões da Muvalinda Primeiro aniversário da “Reflexões da Muvalinda”

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

Cândida Muvale

JÁ no dia 16 de Junho a nossa coluna “Reflexões da Muvalinda”, que tenho o prazer de assinar, faz um ano da sua existência aqui no jornal diário mais popular do país, o “Notícias”.

Antes escrevia para um jornal digital semanal chamado Luz do Pensamento, mas, infelizmente, por motivos pessoais e ideológicos tive de parar, mas sou eternamente grata ao meu amigo e editor Douglas Madjila por me ter desafiado a escrever para a publicação de que ele é mentor.

Os bons e maus retornos que os meus textos recebiam foram catalisadores para criar em mim o gosto pela escrita e continuar a escrever. Após o rompimento fiquei três meses em busca de um novo jornal onde pudesse publicar os meus rabiscos, até que falei com o meu amigo que agora o chamo de padrinho da literatura, Feling Capela, para marcar uma audiência com o chefe de Redacção do Notícias, Salomão Muiambo, de modo a fazer o pedido para ser colunista do “Notícias”. Inicialmente, o Feling relutou dizendo que era muito difícil escrever para o matutino, mas disse que criaria as condições para a audiência.

No dia da audiência, recorri ao meu “Deus Pai Todo Poderoso” para me iluminar no momento, pois sabia que esta seria uma das poucas oportunidades para “vender o meu peixe”. Cheguei ao jornal 30 minutos antes da hora combinada. Enquanto subia as escadas esbarrei-me com o chefe da Redacção sem saber que era ele e o cumprimentei cordialmente.

Capela aguardava por mim e quando me direccionou para a sala fiquei espantada e aliviada pelo facto de já o ter visto e cumprimentado nas escadas. Já de portas fechadas com o chefe da Redacção, dono de uma tranquilidade que arrepia, para esta audiência levei comigo os textos anteriores que escrevi para ele analisar. Foi uma conversa agradável de quase uma hora, onde com a minha espontaneidade o clima ficou super leve e pude arrancar alguns sorrisos do chefe. Depois ele chamou a sua colega Lacércia Cumbana para nos conhecermos, tendo solicitado que levasse os textos para análise. De seguida, iniciámos a conversa sobre os termos e condições caso o meu pedido fosse aceite. Sinceramente, quando entrámos nesta parte da conversa nasceu em mim a esperança de que possivelmente o meu pedido teria um parecer favorável.

No dia seguinte, quarta-feira, 14 de Junho de 2023, recebi a chamada do Feling a informar que o pedido foi aceite, tendo apelado para que não o decepcionasse e, efectivamente, comprometer-me a escrever semanalmente um texto para a minha coluna. Igualmente, sugeriu que pensasse no nome que devia dar à coluna e enviar fotos, mas que para mais detalhes a colega Lacércia havia de entrar em contacto comigo. Mas foi o próprio chefe da Redacção a ligar-me para dizer que o primeiro texto seria da minha apresentação aos leitores e intitulou-se “Minhas credenciais”. Tive ajuda da Lacércia para a escolha do nome: “Reflexões da Muvalinda”, pois estava a pensar em “ideias da Muvalinda”.

Confesso que mesmo depois de ter escrito e enviado o primeiro texto a “ficha ainda não havia caído”. Só “caiu” quando na sexta-feira, 16 de Junho de 2023, o ardina deixou o jornal e pude ver a minha coluna com o texto publicado no jornal. A emoção era tanta que gritei e chorei de felicidade e este momento rendeu um vídeo no meu canal de YouTube e na minha página do Instagram.

Hoje, com um ano de escrita no cantinho de “Reflexões da Muvalinda” estou agradecida por Deus ter aberto esta porta, pelo desafio de a cada semana pensar num tema, buscar inspiração das profundezas da minha mente e receber todo o carinho por parte dos leitores.

Agradeço ao “Notícias” pela oportunidade e confiança, aos leitores pelo carinho e compreensão.

Que nos próximos 365 dias Deus permita continuarmos juntos semanalmente. 

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia