Domingo, 21 Julho, 2024
Início » SOBRE CANCRO: Cesaltina Lorenzoni ganha Prémio Líder Global em Saúde

SOBRE CANCRO: Cesaltina Lorenzoni ganha Prémio Líder Global em Saúde

Por Jornal Notícias
796 Visualizações

A CIENTISTA moçambicana Cesaltina Lorenzoni foi recentemente distinguida com o Prémio Líder Global em Saúde sobre o cancro na Universidade John Hopkins em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

A distinção aconteceu no contexto da Cimeira Catalisadora da Saúde Global e foi anunciada pela Comissão Organizadora desta agremiação, através do seu director-geral, Wil Ngwa, afecto às universidades de Harvard e Johns Hopkins, dos EUA, e presidente da Comissão da Lancet – Oncologia para a África Subsahariana.

O prémio surge em reconhecimento da excelência na contribuição que Cesaltina Lorenzoni tem prestado para a ciência ao nível mundial no desenho e implementação de pesquisas e ensaios clínicos, bem como na introdução de novas tecnologias e modelos para o rastreio, diagnóstico e tratamento do cancro, influenciando cientistas em África, América e resto do mundo.

Intervindo na ocasião, o director-geral ressaltou o papel da laureada no desenho de estratégias para a implementação de programas que visam o controlo do cancro através da promoção de treinamentos e educação na área.

Num outro desenvolvimento, foi destacada a dedicação da laureada como membro da “Lancet Oncology Comisson-Subsaharian Africa”, no contributo para catalisar colaborações, buscar parceiros e no desenho de programas de inteligência artificial e tecnologias que melhoram o acesso à prestação de cuidados em cancro, com foco em países de baixa renda.

A Cimeira Global Catalisadora de Saúde é uma inovação da Universidade de Harvard e parceiros, juntando cientistas de vários países, tendo sido desenhada como entidade para catalisar alto impacto na colaboração internacional, a fim de eliminar as disparidades na saúde global, sobretudo para o cancro e doenças relacionadas.

Cesaltina Lorenzoni é chefe do Programa Nacional do Controlo de Cancro e directora Científica e Pedagógica do Hospital Central de Maputo (HCM).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia